Dúvidas frequentes

Glúten

A aveia é um alimento que naturalmente não possui glúten, assim como nenhum outro ingrediente usado em nossos produtos. No entanto, apesar de controlarmos o risco de contaminação cruzada desde o transporte dos grãos até o moinho, ainda precisamos colocar "contém glúten" nas nossas embalagens. Isso acontece porque a nossa aveia é cultivada no mesmo solo onde também são plantados cereais que têm glúten, em esquema de rotação de culturas - e nessa etapa pode haver a contaminação cruzada. A boa notícia é que conseguimos desenvolver um projeto revolucionário que nos permitirá seguir utilizando a aveia cultivada em rotação de cultura, mas de forma que não haja nenhum risco de contaminação cruzada. Com isso, muito em breve todos os nossos produtos serão isentos de glúten!

Açúcar adicionado

Somos pioneiros no Brasil ao utilizar o processo de enzimação da
aveia, o que torna o produto palatável sem a necessidade de adicionar
açúcares ou aromas artificiais na maioria dos casos. No entanto, a maltose derivada da enzimação é considerada açúcar adicionado pela legislação em vigor (IN75/2020) - fazendo com que os nossos produtos tenham a declaração de açúcares adicionados. Pensando no controle da glicemia - principalmente importante para pacientes diabéticos - sabe-se que os leites de aveia que utilizam o processo de enzimação costumam ter índice glicêmico na faixa média e carga glicêmica moderada.

Gordura usada nos leites

Na maioria dos nossos produtos, usamos como gordura o óleo de girassol alto oleico - que tem uma altíssima concentração de ômega-9 (ω9), o ácido graxo oleico, similar à quantidade encontrada no azeite de oliva. Além desse óleo proporcionar importantes características sensoriais, a sua presença em nossos produtos também promove o consumo equilibrado entre os ácidos graxos ω6/ω3+ω9 - que atualmente varia entre 15:1 a 40:1, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda que não ultrapasse 5:1.

Naveia como fonte de cálcio

Ao contrário do que muita gente pensa, o melhor amigo do cálcio não é o leite de vaca e sim as plantas! Sabe por quê? É tudo uma questão de absorção de nutrientes: em torno de 70% do cálcio do leite de vaca não é aproveitado pelo corpo. Já nas plantas, geralmente mais da metade do cálcio é aproveitado. Foi pensando nisso que adicionamos o fosfato tricálcico à nossa composição, em quantidade equivalente à encontrada no leite de origem animal. Uma fonte assimilável de cálcio, pensando no melhor para a saúde do consumidor. Um copo de 200ml de Naveia contém de 20-30% da recomendação diária de cálcio.